Tirantes


Os tirantes protendidos, são elementos lineares capazes de transmitir esforços de tração entre suas extremidades, são compostos por um elemento resistente a tração (cordoalhas, fios ou barras de aço) que é introduzido no terreno através de perfuratrizes rotativas ou rotopercussivas.

O interior desta perfuração, é preenchido com calda de cimento, e após o tempo necessário para a solidarização do bulbo de ancoragem com o maciço é aplicada uma força pré-tensionando todo o conjunto, de modo a garantir a transferência de esforços.

São compostos pelo trecho ancorado, que é o segmento que efetivamente fica solidificado e que transmite os esforços de tração do pré-tensionamento para o terreno, pelo trecho livre que é o segmento que se alonga livremente durante a aplicação do pré-tensionamento, transferindo as cargas de pré-tensão para o trecho ancorado e pela cabeça de protensão que é o componente que permite a aplicação das cargas para o pré-tensionamento das cordoalhas, fios ou barras, garantindo a manutenção desta Carga durante a vida do tirante.

De acordo com as Normas Brasileiras vigentes, todo tirante deve ser ensaiado, individualmente, com cargas superiores ao projetado, garantindo o índice de segurança pertinente a obra.

A sua utilização é amplamente difundida pela engenharia corrente, empregada no combate ao empuxo de terra, contenção de taludes, bem como sustentação de paredes para escavações profundas; no combate a esforços de tração diretos em estruturas especiais, tais como: lajes de subpressão, chumbamentos de superfícies rochosas, ancoragem de fundo de cavas, fundação de barragens, fundação de torres de linhas de transmissão, provas de cargas e inúmeras atividades onde atuam esforços de tração.

Solo grampeado


Solo Grampeado é a técnica de reforço de solos, que permite a contenção de taludes por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores são compostos por barras de aço que serão instaladas em perfurações previamente executadas e posteriormente injetadas com calda de cimento ou resina garantindo a sua ancoragem ao terreno. Estas injeções podem ser executadas, em uma única ou várias etapas através de tubos apropriados para injeções.

O concreto projetado trata-se de concreto ou argamassa bombeada até o ponto de aplicação e projetada contra o paramento através da aplicação de ar comprimido. Importante considerar a instalação de elementos para drenagem do maciço, tanto superficial quanto profundo, para garantir a eficácia da solução. A técnica de solo grampeado baseia-se em aproveitar ao máximo a resistência dos solos e, no que este não é competente, resistência à tração, utilizar um elemento de reforço. Daí a denominação de solo reforçado.