Cortina de estacas secantes


A cortina de estacas secantes tornou-se uma excelente alternativa de contenções, pelo fato de apresentar grande versatilidade se comparada com as técnicas tradicionais, pois não necessita de utilização de fluído estabilizante em sua execução e nem de equipamento auxiliar. A escavação e concretagem são efetuadas a seco.

Etapas de execução:

Perfuração
O equipamento é composto por perfuratriz hidráulica e cabeçote duplo (superior e inferior), no qual tem acopladoum tubo metálico associado a um trado interno.
O cabeçote duplo é composto por um tubo de revestimento que gira no sentido anti-horário e um trado helicoidal que gira no sentido horário, de modo que o tubo de revestimento perfura e o trado helicoidal limpa a parte interna da perfuração. A ponta do tubo de revestimento é composta por aço-videa que possibilita o recorte das estacas já realizadas.

Concretagem
No término da perfuração executa-se a concretagem utilizando argamassa fluída com slump mínimo de 28 ± 2 cm, slumpflow de 32 ± 2 cm e resistência conforme projeto. O preenchimento da estaca com a argamassa é feito até a superfície do terreno onde está a perfuratriz. Após a concretagem deve-se limpar o solo proveniente da escavação que fica no topo da estaca e sua remoção é realizada com auxilio de retroescavadeira hidráulica.
A concretagem é iniciada de baixo para cima, com o lançamento de argamassa por dentro do trado helicoidal, concomitantemente com a retirada do tubo de perfuração.

Colocação do perfil metálico ou armação
Após o término da concretagem é iniciada a colocação do perfil metálico ou armação com o auxílio da perfuratriz, que se afasta da divisa até uma distância suficiente para içar o perfil ou armadura e inseri-la no interior da escavação com a argamassa ainda fresca.